Fundação Carlos Gomes
Published on Fundação Carlos Gomes (https://www.fcg.pa.gov.br)

Início > "Música das Américas" abre espaço para as bandas paraenses.

"Música das Américas" abre espaço para as bandas paraenses.

Enviado por admin em 19/04/2013

As bandas de música paraenses estrearam, no início da noite desta quinta-feira (18), na primeira fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa), intitulada “Música das Américas”. O primeiro grupo a dividir o palco do festival com músicos e maestros convidados, incluindo os integrantes da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo – residente desta etapa do evento –, foi a centenária banda de música Rodrigues dos Santos, de São Caetano de Odivelas.

Acompanhados por profissionais do nível de Mônica Giardini, mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo e regente adjunta da Banda Sinfônica de São Paulo, os jovens músicos de São Caetano (na faixa etária de 13 a 28 anos) fizeram, no auditório Ismael Nery, do Centur, um concerto de alto padrão, com um repertório variado, que foi de Pixinguinha a compositores europeus da Idade Média, reconhecido e elogiado inclusive pelos convidados.

“Foi uma pena termos passado tão pouco tempo junto com eles. Por nós, ficaríamos uma semana, um mês, em São Caetano. O trabalho que o maestro Márcio Rodrigues desenvolve com esses meninos é maravilhoso”, disse Mônica Giardini, que, aliás, é antiga frequentadora do Estado do Pará. Já participou de oficinas em Ponta de Pedras, no Marajó, e, agora, em São Caetano, além de ter passagens pelo Festival de Ópera do Theatro da Paz e pelo próprio Fimupa.

Para ela, a musicalidade dos paraenses é capaz de superar qualquer dificuldade. “Nunca vi crianças tão musicais assim. O que presenciamos lá em São Caetano foi algo incrível. Com instrumentos muitas vezes precários, esses meninos e meninas conseguem fazer grandes coisas, o que só prova que o mais importante é o amor pela música. Isso, para todos nós, foi uma grande lição”, completou.

O maestro Márcio Rodrigues, regente e presidente da associação que mantém a banda Rodrigues dos Santos, agradeceu pelo apoio da Fundação Carlos Gomes e convidou publicamente os músicos paulistas, que passaram dois dias no município, fazendo oficinas com os integrantes da banda local, a voltarem mais vezes ao Pará. “Esses dias que eles passaram em São Caetano representaram uma experiência incrível para todos. Tenho certeza que vão acrescentar muito à nossa música. Espero que voltem outras vezes, não só para fazer um novo trabalho, mas para aproveitar a nossa cidade”, destacou.

Para o jovem estudante do curso de música do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Vigia Éverton Marques, 19 anos, o contato com os músicos paulistas só ratificou a certeza sobre a carreira que escolheu. Integrante da Rodrigues dos Santos há sete anos, o trompetista almeja voos mais altos. “Com eles, pudemos aprender ao máximo como é a rotina de um músico profissional. O mais impressionante é que todos, mesmo com o renome que têm, são pessoas humildes. A partir dessa experiência, tracei o meu objetivo maior, que é me formar no nível superior e alcançar uma grande orquestra”, asseverou.

Antes do início da apresentação, o superintende da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, anunciou que, a partir de agora, o “Música das Américas”, etapa do Fimupa dedicada exclusivamente às bandas sinfônicas, será um evento fixo no calendário cultural do Estado. Segundo ele, ano que vem, os municípios da região Transamazônica, além de Santarém e Bragança, também receberão atividades do evento.

A programação continua até domingo (21). Nesta sexta-feira (19), ocorrem, também no auditório do Centur, as apresentações das bandas Maestro Vale, de Vigia, e Antonio Malato, de Ponta de Pedras, respectivamente, a partir das 17h e 20h30. Todas as apresentações são gratuitas.

Texto:
Elck Oliveira - Secom
Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br [1] Email: gabinete@secom.pa.gov.br [2]

Source URL (modified on 06/10/2022):https://www.fcg.pa.gov.br/node/108

Links
[1] http://www.agenciapara.com.br [2] mailto:gabinete@secom.pa.gov.br