Fundação Carlos Gomes
Published on Fundação Carlos Gomes (https://www.fcg.pa.gov.br)

Início > Abertura do XXVI Fimupa vai reunir talentos paraenses no palco do Theatro da Paz

Abertura do XXVI Fimupa vai reunir talentos paraenses no palco do Theatro da Paz

Enviado por aline.moura em 28/05/2013

O concerto de abertura do XXVI Festival Internacional de Música do Pará será dedicado à música espanhola. O repertório vai apresentar obras de compositores de diversas nacionalidades e que emprestaram o seu talento para homenagear aquele país. O maestro Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, explica que o concerto é um tributo à Espanha. "Optamos por um repertório que fosse apropriado para a abertura de um evento com a grandiosidade que tem o Fimupa. E como a música espanhola é tradicionalmente festiva, resolvemos dar esse tom ao início do festival’, completa.

Uma das obras que integram o repertório da noite de abertura é ‘A Força do Destino’, de Giuseppe Verdi. O compositor italiano será homenageado pelo seu bicentenário. "Escolhemos, entre as muitas óperas de sua autoria, uma que é toda ambientada na Espanha’, explica. O concerto reunirá jovens talentos paraenses no palco do Theatro da Paz.  Entre os convidados está o violonista paraense Lucas Imbiriba, que  aos 18 anos foi estudar na Europa e há seis vive na Alemanha, onde é professor da Vaterstetten Musikschule, em Munique. ‘Nós convidamos o Lucas porque ele foi aluno da Fundação Carlos Gomes e, como tantos que sonham em um dia poder se profissionalizar e trilhar uma carreira internacional, hoje ele é um exemplo para esses jovens‘, comenta Miguel Campos Neto.

O violonista estudou violão clássico em Barcelona e fará aqui sua primeira apresentação com uma orquestra na sua terra natal. Sobre a participação dele como solista no concerto de abertura, o maestro Campos Neto acrescenta: ‘Lucas toca um instrumento que é a cara da música espanhola e os maiores violonistas são de origem hispânica. Ele morou lá e conhece bem esse estilo musical’, explica.

O próprio Miguel Campos Neto é outro exemplo de que a determinação e dedicação à música pode render bons frutos. Assim como Lucas Imbiriba, ele estudou piano e violino no Conservatório Carlos Gomes. Foi primeiro violino da Orquestra Jovem da FCG e também professor. A formação no exterior também se deve ao apoio da Fundação, que custeou uma bolsa de estudos para que ele pudesse aprimorar os conhecimentos em Nova Iorque.

"Pra mim é um prazer participar de qualquer evento da Fundação Carlos Gomes, é uma forma de retribuir a quem tanto fez por mim. E motivo ainda maior de orgulho é poder reger e saber que você ajudou a formar uma orquestra composta quase que inteiramente por músicos locais. São jovens que estudaram aqui e que tem a perspectiva de desenvolver seu talento aqui mesmo’, finaliza.


Source URL (modified on 06/10/2022):https://www.fcg.pa.gov.br/node/183