
A Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes promoveram o Recital dos premiados do XVI Concurso Dóris Azevedo para jovens musicistas. Os vencedores das especialidades jovens solistas, cordas, madeiras, metais, piano, violão, canto, flauta doce, percussão e música de câmara realizaram nesta terça (19) as apresentações musicais na Igreja de Santo Alexandre e também receberam os certificados da premiação, que revela os novos talentos musicais.
Uma das premiadas foi a aluna do curso técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes, Débora Carvalho, de 20 anos, que ficou em 1º lugar na especialidade de canto do nível técnico. “Foi a minha primeira participação no concurso e neste ano me senti mais segura, e com o apoio da minha professora, consegui ganhar a premiação. É muito bom ter esse feedback e perceber como podemos avançar tecnicamente”, destacou.
Outro ganhador da premiação foi o aluno do bacharelado do Instituto Estadual Carlos Gomes, Hugo Harley, de 25 anos. Ele conquistou duas premiações importantes do concurso: 1º lugar na especialidade de canto avançado e 1º lugar na especialidade de jovens solistas - canto. “Para mim é uma experiência gratificante participar do Concurso Dóris Azevedo e eu realmente não esperava conseguir ganhar duas premiações”, ressaltou o aluno premiado.
Realizado desde 2003, o Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas é vinculado à Coordenação de Pesquisa e Extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes e tem importância dentro da comunidade acadêmica do Instituto Estadual Carlos Gomes, assim como em outras entidades de música participantes, como a escola de Música da UFPA, EMUFPA, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Projeto da Fundação Amazônia de Música - FAM.
“Sem dúvida, realizar mais uma edição do Concurso Dóris Azevedo é fundamental para continuar incentivando o reconhecimento dos jovens musicistas, que se dedicam à arte e precisam de apoio para iniciar as suas carreiras musicais. Cada vez mais buscamos investir em iniciativas que promovam o aprimoramento dos novos músicos do Estado por meio das iniciativas da instituição”, destacou a diretora de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, Thais Cybelle Araújo da Silva.