A Orquestra Sinfônica do XXVI Festival Internacional de Música do Pará faz dois concertos neste fim de semana em Belém para marcar o encerramento do Festival, realizado pela Fundação Carlos Gomes, instituição que promove o ensino da música em todo o estado.
O Festival que começou no dia 02 de junho levou música de excelente qualidade por toda a cidade. Houve apresentações em igrejas, teatros, anfiteatros, capelas e bares.
O primeiro concerto da orquestra será neste sábado (08), às 20h30, no Theatro da Paz.
Noventa músicos fazem parte da orquestra que é formada durante o festival e reúne os convidados que vieram à Belém para as apresentações e também para ministrar oficinas com os jovens que estudam no Instituto Estadual Carlos Gomes. Instrumentistas de alto nível no Brasil e no exterior como o violoncelista Kayami Satomi, o violinista Rucker Bezerra, Eva Szekely, que integra o quarteto Esterhazy, entre tantos outros.
Há quase uma semana os músicos ensaiam para as duas apresentações da orquestra. O repertório é caprichado e terá obras de Giuseppe Verdi, Benjamim Britten e Johannes Brahms. Compositores homenageados nesta vigésima sexta edição do Festival. O concerto terá como solista a soprano norte-americana Jo Ella Todd.
O segundo concerto da Orquestra Sinfônica do Festival, que terá regência do maestro holandês Jacob Slagter, será ao ar livre, no mesmo horário, no Portal da Amazônia, na orla de Belém.
Durante oito dias mais de 50 atrações locais, nacionais e internacionais se apresentaram em vários espaços culturais da capital dentro da programação do Festival. Também foram realizados mais de 30 masterclass. Este ano o Festival foi um dos projetos em todo o país selecionados para receber patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
SERVIÇO:
ORQUESTRA SINFÔNICA DO FESTIVAL
Dia: 08 de junho
Hora: 20h30min
Local: Theatro da Paz
Regente : Jacob Slagter
Solista: Jo Ella Todd
Dia: 09 de junho
Hora: 20h30min
Local: Portal da Amazônia
Regente: Jacob Slagter