
Após o primeiro período de férias, a Fundação Carlos Gomes retorna com as apresentações do projeto Música nos Museus na próxima terça-feira (29), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. Iniciando a segunda metade da temporada de recitais, o público poderá assistir gratuitamente a apresentação dos alunos da turma de violino do Instituto Estadual Carlos Gomes.
A classe conta com alunos dos cursos Preparatório, Técnico e Bacharelado em Música do Instituto, e vão realizar solos interpretando obras de J.S. Bach, Max Bruch, Antônio Vivaldi, Rieding, J.B. Viotti, George Pelrman e Henri Wieniawski. Os alunos e alunas serão acompanhados ao piano pelo músico Davi Caricchio. A professora da turma, Nathália Vidal, explica que, “a ideia de realizar esse recital foi para apresentar ao público o programa que trabalhado no primeiro semestre e, pela possibilidade dos alunos tocarem em um ambiente fora da instituição. Esta será a primeira vez que muitos deles farão um recital externo”, revela a professora.

Classe dos cursos Preparatório, Técnico e Bacharelado da profa. Nathália Vidal
A aluna Ágatha Fortes (13) é uma das solistas, e conta como se preparou para tocar a peça Concerto in A minor, 1° movimento, do compositor Antônio Vivaldi. “A música é difícil, mas consegui me adaptar a ela, é um movimento novo que ainda não tinha tocado, e é também a primeira vez que irei me apresentar lá na Igreja. Apesar disso, estou segura que farei uma boa apresentação e a minha família estará lá me apoiando”, diz Ágata, que faz o curso preparatório no IECG.

A aluna Ágatha Fortes irá se apresentar pela primeira vez na Igreja de Santo Alexandre
Zion Silva (18), colega de Ágatha, cursa o técnico e o bacharelado e já se apresentou anteriormente na igreja, porém desta vez, a apresentação é ainda mais especial, pois fará um solo de violino. “Foram meses estudando as peças que vou tocar, foi desafiador pois tive que focar muito na técnica. Vai ser muito interessante me apresentar sozinho no palco da igreja, estou ansioso”, revela o jovem.

Zion Silva fará seu primeiro solo na Igreja de Santo Alexandre
Durante o ano, o projeto Música nos Museus leva recitais e concertos gratuitos, mensalmente, em diferentes espaços de Belém como Igreja de Santo Alexandre, Museu Casa Francisco Bolonha, Capela de São José e anfiteatro Coliseu das Artes – Espaço São José Liberto e Auditório da Justiça Federal. As apresentações são realizadas por alunos, grupos de extensão e grupos artísticos da Fundação e Instituto Estadual Carlos Gomes.
Cultura
De acordo com o coordenador do Música nos Museus, Emmanuel Penna, “a ação visa popularizar e difundir a música de câmara para o público da cidade, além de oportunizar aos alunos, professores e técnicos em música do IECG mostrar o trabalho desenvolvido nos cursos regulares e livres da instituição”, explica Penna.

Emmanuel Penna (coordenador do Música nos Museus): "nosso maior objetivo é fomentar a cultura por meio da música"
“O Música nos Museus é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Carlos Gomes, e nosso maior objetivo é fomentar a cultura por meio da música em locais públicos com peso histórico como igrejas, museus e teatros de Belém, além de realizar apresentações em parceria com outras casas de cultura da cidade”, pontua o gestor.
texto e fotos: Mayave Ribeiro