
A Orquestra Jovem da Fundação Carlos Gomes apresentou clássicos da música erudita, nesta segunda-feira, 9, à noite, durante o concerto que marcou a abertura do V Encontro de Cordas da Amazônia, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes. O grupo, formado por 35 jovens instrumentistas dos cursos básico, técnico e bacharelado, fez uma apresentação impecável para a plateia, que lotou a sala Ettore Bosio, no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).
O V Encontro de Cordas da Amazônia prossegue até o próximo domingo (15) com a realização de master classes, recitais e concertos. Na quarta-feira (11) quem se apresenta são os alunos do curso de bacharelado em música. O concerto será na Igreja de Santo Alexandre, que fica na Cidade Velha, às 19h. Toda a programação do encontro tem entrada franca.
O repertório da apresentação de abertura trouxe composições muito conhecidas do grande público, como "Pequena Serenata Noturna", escrita em 1787, e que é considerada uma das obras mais famosas de Mozart. Sobre a composição, o regente Rodrigo Santana, que conduziu a orquestra na noite de ontem, explicou que "a obra foi originalmente escrita para orquestra de cordas, porém não sabemos para que ocasião ela foi destinada, no entanto é uma das obras mais discutidas e mais tocadas em todo o planeta".
Também fez parte do repertório o "Concerto para Violoncelo e Orquestra em Dó Maior, nº 1", do compositor Joseph Haydn. A execução dessa obra teve como solista o violoncelista paraense Bruno Valente, que integra a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e também é professor de violoncelo do projeto "Vale Música".
O concerto encerrou com a Orquestra Jovem da FCG executando uma composição do violista, compositor e maestro brasileiro Ernani Aguiar. A obra "Quatro Momentos nº 3" mostra a riqueza dos ritmos nordestinos e foi feita especialmente para instrumentos de cordas.
Os professores convidados dessa quinta edição do Encontro acompanharam a apresentação da Orquestra Jovem da FCG, que é um dos mais de 20 grupos artísticos existentes na Fundação. O jovem professor Kayami Satomi, diretor artístico da orquestra de violoncelos do triângulo mineiro, destacou o trabalho da FCG. "A FCG e suas parcerias têm realizado um trabalho ímpar no país ao promover eventos de caráter artístico-pedagógico durante o ano inteiro", disse o violoncelista, que está em Belém pela segunda vez.
Serviço:
V Encontro de Cordas da Amazônia
"Recital com Alunos do Bacharelado"
Data: 11/09
Hora: 19h
Local: Igreja de Santo Alexandre
Entrada Franca