
O Cine Olympia apresenta nesta terça-feira (09) mais uma sessão de cinema com acompanhamento musical dentro da programação do projeto ‘Cinema e Música’, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG) e Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL) com apoio da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).
O filme deste mês é ‘A Turba’, do cineasta norte-americano de ascendência húngara King Vidor. A produção é de 1928 e tem duração de 98 minutos. O filme conta a história de John Sims, interpretado por James Murray, que perde o pai precocemente e a partir daí vai tentar a vida em Nova York. Na cidade, ele consegue emprego como operário de uma fábrica e lá conhece Mary, personagem de Eleanor Boardman, por quem se apaixona. Os dois se casam com o sonho de construir um futuro melhor, mas os anos se passam e John continua no mesmo emprego, infeliz no casamento e com um casal de filhos.
Segundo a filmografia do diretor, James Murray era figurante do estúdio antes de ser escolhido por King Vidor para estrelar o filme. Este teria sido o grande papel do jovem e promissor ator, que abandonou a carreira por problemas com o álcool e morreu aos 35 anos.
‘A Turba’ foi indicado ao Oscar para melhor filme e melhor diretor. Mas, apesar de King Vidor ter sido indicado cinco vezes para concorrer ao principal prêmio do cinema americano como melhor diretor, ele nunca ganhou a estatueta. A Academia lembrou da obra de Vidor em 1979, quando o diretor e roteirista foi agraciado com o Oscar honorário, por sua relevante contribuição ao cinema.
Como acontece em todas as sessões do projeto ‘Cinema e Música’, o filme mudo vai ganhar trilha sonora ao vivo executada pelo pianista Paulo José Campos de Melo, que com improvisações ao piano procura fazer com que o público seja transportado para as sessões de cinema mudo do início do século passado.
Este ano já foram realizadas cinco sessões do projeto sempre com um ótimo público, que tem ido prestigiar a exibição dos filmes e o trabalho de um dos grandes pianistas paraenses.
O Projeto ‘Cinema e Música’ ocorre sempre na segunda terça-feira do mês, às 18h30, no Cine Olympia com entrada franca. O objetivo do projeto é resgatar a importância dos filmes do período do cinema mudo e também valorizar uma rotina de exibição de filmes com acompanhamento musical ao vivo que o Olympia teve entre 1912 e 1930, explica Marco Antonio Moreira, programador do cinema Olympia.
SERVIÇO:
Projeto ‘Cinema e Música’
Filme: ‘A Turba’
Acompanhamento musical do pianista Paulo José Campos de Melo
Data: 09 de setembro
Hora: 18h30
Local: Espaço Municipal Cinema Olympia (Presidente Vargas, 918)
Entrada Franca