
A partir desta quinta-feira (6) o Instituto Estadual Carlos Gomes será sede do XII Festival Internacional de Flautistas, uma realização da Associação Brasileira de Flautistas(ABRAF) em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG). Será a primeira vez que o estado do Pará receberá este evento de grande porte na área de flauta transversal. Ao mesmo tempo, a ABRAF estará celebrando 20 anos de atividades.
O festival terá extensa programação musical e pedagógica com a realização de palestras, concertos, masterclasses, exposição de flautas e lançamento de uma coletânea comemorativa aos 20 anos da Associação Brasileira de Flautistas.
Os instrumentistas interessados em participar do evento ainda podem fazer as inscrições no site da ABRAF (www.festivaisabraf.org [1]) e na página da FCG (www.fcg.pa.gov.br [2]). Estarão em Belém, participando do festival como convidados, os músicos Brad Garner (EUA), Ana Maria Ribeiro (Portugal), Sibel Pensel (França), Elene Cecconi (Itália), Tadeu Coelho (EUA/BR), Jim Lyman (EUA) e Sérgio Morais (Brasil). E ainda os pianistas Nelson Neves (Brasil) e Lúcia Barrenechea (Brasil).
Simultaneamente ao Festival, a Associação realizará também o VI Evento Científico da ABRAF. Com o tema ‘Diversidade e contemporaneidade: vivências e desafios no ensino e performance do flautista’, o evento terá a participação de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes, que irão expor trabalhos sobre práticas interpretativas do repertório da flauta transversal; ensino e pedagogia do instrumento e resgate da memória e sua contribuição à contemporaneidade da flauta transversal.
Durante o festival fabricantes de flautas estarão expondo esses instrumentos.
O XII Festival Internacional de Flautistas tem patrocínio do Governo do Estado por meio da Fundação Carlos Gomes e será realizado no Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), na Igreja de Santo Alexandre, no Teatro do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), e no Teatro Margarida Schivasappa (Centur).
O Festival será aberto no dia 06 de novembro, às 10h, com uma exposição de todos os tipos de flautas que existem. A programação artística começa às 13h com um recital na sala Ettore Bosio em que irão se apresentar vários grupos paraenses de flautas. Á tarde terão início as oficinas musicais e os masterclasses e à noite, às 19h30, será realizado o Concerto de Abertura do Festival com os flautistas Elena Cecconi e Tadeu Coelho, acompanhados pelo pianista paraense Nelson Neves, que é o regente da Amazônia Jazz Band. O concerto de abertura será na Igreja de Santo Alexandre, que fica na Cidade Velha.
Toda a programação do festival tem entrada franca sem necessidade de retirar ingressos antecipados.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 06/11, Quinta-feira
10:00 - Abertura da exposição
13:00 - Recital: Sala Ettore Bosio (Instituto Estadual Carlos Gomes)
Flautas Doces da Amazônia
Grupo Transversal Norte
Flauta Solo
Trio de Flautas
Grupo de Flautas Transversais do IECG
Local: Sala Ettore Bosio (Instituto Estadual Carlos Gomes)
Oficinas e Masterclasses
14:00 - 16:00 – Oficina de Choro - Sergio Morais
14:00 - 15:00 – Master Class - Jim Lyman
15:00 - 16:00 – Master Class - Sibel Penser
16:00 - 18:00 – Master Class - Ana Maria Ribeiro
Local: IECG
Concerto de Abertura
Data: 06 de Novembro
Hora: 19h30
Elena Cecconi
Repertório:
S.Mercadante ( 1795- 1870) " Là ci darem la mano " per Flauto solo
F.Kuhlau ( 1786-1832) Fantasia in D Major op.38/I
Adagio, Allegro agitato, Arietta con variazioni
Ph. Gaubert (1879-1941) Fantaisie
P.A Genin ( 1832-1903) Rigoletto fantaisie op.19 - Tribute to Giuseppe Verdi
Piano: Nelson Neves (Brasil)
Tadeu Coelho
Repertório:
Vivaldi: Sonata in G minor from Il Pasto Fido No. 6
Bach Chaconne for solo flute
Cesar Franck Sonata
Piano: Nelson Neves (Brasil)
Local: Igreja de Santo Alexandre (Pça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. – Cidade Velha)
Elena Cecconi
Elena Cecconi formou-se no Conservatório de Frosinone, na Itália, sob a orientação de A. Pucello. Como solista, apresentou-se com diferentes orquestras, incluindo a Orquestra italiano Scarlatti, solistas Cremona, Teatro Bellini de Catania Orchestra, Orquestra Sinfônica da Sicília, Classical Alexandria e outros.
Em recitais e concertos, a artista tem cativado o público realizando apresentações nas mais importantes salas de concerto do mundo e ganhou várias competições na Alemanha, Itália e Holanda.
A flautista atua em diversos grupos de câmara e também é professora em Conservatórios de Música na Itália. Ela também já lecionou na Turquia, na Grécia e na Franz Liszt Universidade de Música em Weimar (Alemanha), Academia de Música de Krakovo (Polônia) e no Conservatório Superior de Música de Alicante e La Coruña (Espanha).
Em 1996, Cecconi fundou "The Change" Ensemble, um grupo composto por um flautista, um harpista e um tenor com quem fez gravações e excursionou pela Itália, Suíça, Japão e EUA.
Em 2013, Elena foi convidada para participar do VIII Festival Internacional de Flauta na Costa Rica, onde lecionou masterclasses e realizou Verdi Operatic Fantasias com o pianista Tim Carey.
Elena Cecconi é diretora artística e presidente da Competição Internacional de Flauta Música Nueva, em Buenos Aires, Argentina.
Nas apresentações pelo mundo Elena Cecconi toca uma flauta Haynes em ouro 14K que pertenceu ao famoso flautista italiano Severino Gazzelloni.
Tadeu Coelho
Foi professor da Universidade de Iowa de 1997 a 2002 e da Universidade do Novo México de 1992 1 1997 e tamb;em professor visitante na Ino Mirkovich Academy, na Croácia.
Frequentemente apresenta-se como solista, música de camara e masterclasses na Europa, Asia e Américas.
Já atuou como primeira flautas nas orquestras Santa Fe Symphony, Hofer Symphoniker na Alemanha e na Spoleto Festival Orchestra na Itália, entre outras, incluindo a Boston Symphony no verão de 1996.
Ganhador de muitos prêmios e bolsas como, Rockefeller Foundation, Fideicomiso para la cultura México/EUA, USIA/Fulbright, LASPAU, and CAPES, Tadeu Coelho recebeu seu Doutorado em Artes Musicais na Manhattan School of Music como estudante de Julius Baker e Ransom Wilson.
Iniciou seus estudos com seu pai, Dr. Coelho também estudou com Keith Underwood, Thomas Nyfenger, Andrew Lolya, and Arthur Ephross.
Mr. Coelho deu seu primeiro recital em New York no Weill Recital Hall no Carnegie Hall em abril de 1992. no seu país de origem, Brazil, Coelho estudou com Spartacco Rossi, João Dias Carrasqueira, and Jean Noel Sagaard.