
Este ano, o Festival de Música Brasileira, promovido pelo Instituto Estadual Carlos Gomes, chega a sua trigésima edição, com uma programação que reunirá professores, alunos, músicos convidados e instrumentistas que integram os grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes. O festival será realizado de 1º a 06 de dezembro, com recitais em dois horários, às 10h30 e às 18 h, sempre na sala Ettore Bosio, no Conservatório Carlos Gomes.
Para participar do evento, os alunos receberam orientação dos professores na escolha do repertório. A professora de Teoria Musical Edilena Marques conta que seus alunos vão mostrar um repertório diversificado, que terá de carimbó à guitarrada. “Como acontece todos os anos, cada professor prepara os seus alunos para apresentar um repertório de música brasileira durante o festival. Este ano vamos mostrar também os ritmos regionais”, informou.
O Festival de Música Brasileira foi criado há 30 anos, pela professora Dóris Azevedo, com o objetivo de valorizar, com o talento dos estudantes, o músico brasileiro, e o paraense em particular. O 30º Festival do IECG homenageará o compositor cearense Alberto Nepomuceno. Maestro, pianista, organista e folclorista, o músico é considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira. Alberto Nepomuceno contribuiu para a formação da moderna música brasileira, e compôs mais de 200 obras. O artista deixou inacabada a ópera “O Garatuj”a, baseada na obra de mesmo nome do escritor José de Alencar.
Valorização - Com essa homenagem a Nepomuceno, a Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes cumprem um dos seus principais objetivos, que é valorizar grandes compositores e, por meio da Música, disseminar a cultura brasileira nas mais diversas manifestações.
A abertura do festival será na manhã de segunda-feira (1º), às 10h30, com a apresentação de alunos de turmas de MPB do Conservatório e do Coro da Musicalização. Eles apresentarão músicas de compositores paraenses, como Luiza Camargo e Altino Pimenta, e também de nomes nacionais, como Dalva de Oliveira e Victor Ramil. Nos dias de recitais haverá homenagem a Dorival Caymmi, e uma noite com repertório dedicado à obra do compositor Alberto Nepomuceno.
No mesmo dia, a partir de 17h30, haverá apresentação dos grupos artísticos da FCG, como o Clave da Lua e a Orquestra de Choro Uirapuru. O encerramento do festival será no dia 06 de dezembro, com a participação de alunos e professores do Conservatório.
O Grupo de Percussão da FCG, o pianista Robenare Marques e a Banda Sinfônica da FCG também farão apresentações durante os dias do festival. A programação é toda gratuita. A sala Ettore Bosio tem capacidade para 10 pessoas.
SERVIÇO: 30º Festival de Música Brasileira do IECG. De 1º a 06 de dezembro. Recitais às 10h30 e às 17 h, na Sala Ettore Bosio (Avenida Gentil Bittencourt, 909).
PROGRAMAÇÃO
Dia 1º - segunda-feira
Hora: 10h30 - Alunos Turma de MPB – Profª Dayse Puget
Hora: 17h30 - Grupo Patyshouli, Coro de Musicalização – Prof. Douglas Borges, Grupo Clave da Lua e Orquestra de Choro Uirapuru
Dia 2 - terça-feira
Hora: 10h30 - Coro de Musicalização – Prof. Ronaldo Moraes, Trio MPB – Profº D’milson Cardoso
Hora: 18 h - Tarde do Bacharelado
Dia 3 - quarta-feira
Hora: 10h30 - Grupo Instrumental – Profª Edilena Marques, Grupo de Flautas Doces – Prof. Laudiel Padilha, Coro de Musicalização – Prof. Laudiel Padilha
Hora: 18 h - Composições de Alberto Nepomuceno
Dia 4 - quinta-feira
Hora: 10h30 - Coro de Alunos do IECG - Regência: Eduardo Nascimento, Alunos Turma MPB – Homenagem a Dorival Caymmi – Profª Dayse Puget
Hora: 18 h - Coro de Alunos do IECG - Regência: Eduardo Nascimento, Banda Sinfônica FCG - Regência: Amilcar Pimenta Gomes
Dia: 5 - sexta-feira
Hora: 18h - Música Contemporânea de Popular Brasileira, Grupo de Percussão da FCG e Bach Pará, Robenare Marques e convidados
Dia 06 - sábado - noite de encerramento
Hora: 18 h - Alunos e professores do IECG