Fundação Carlos Gomes
Published on Fundação Carlos Gomes (https://www.fcg.pa.gov.br)

Início > Alunos de canto do Ópera Estúdio interpretam Árias famosas nesta quarta

Alunos de canto do Ópera Estúdio interpretam Árias famosas nesta quarta

Enviado por mayave.ribeiro em 17/12/2014

O Ópera Estúdio, da Fundação Carlos Gomes, por meio da Coordenação de Extensão e Pesquisa, irá apresentar nesta quarta-feira (17), às 18:00h, no SESC Boulevard, o Recital “Árias de Óperas”, em que alunos de canto lírico da Fundação farão a interpretação de peças famosas dos compositores G. F. Handel, A. Vivaldi, W. A. Mozart, G. Verdi, G. Donizetti e G. Rossini. No total, 12 cantores vão se apresentar.

A Direção Geral do espetáculo é da também cantora lírica Jena Vieira, que coordena o Ópera estúdio da FCG, e quem assina a Direção Musical é o maestro Ronaldo Sarmanho. A pianista Renata Tavernard irá acompanhar os cantores ao piano.

Entre os jovens talentos do canto lírico que participam do espetáculo, está a soprano Dhuly Contente. Com apenas 22 anos, a cantora já é considerada uma das belas vozes da música erudita paraense. Para Dhuly o Ópera Estúdio proporcionou crescimento profissional. ‘É um programa que traz uma abordagem diferente para o cantor porque não é uma aula de canto. É um curso preparatório em que o cantor vai ter noção sobre o texto, o idioma, aulas de dicção e aulas de interpretação cênica. É também uma oportunidade para quem está começando de poder trabalhar com grandes artistas’.

Para realizar o recital, os cantores estão ensaiando há dois meses. O repertório não é novidade para artistas. As composições que serão apresentadas já foram cantadas por eles antes, em outros recitais do projeto, e agora voltam a ser interpretadas com mais maturidade pelos jovens talentos do canto lírico paraense.

O Ópera Estúdio foi criado este ano com o objetivo de profissionalizar cantores líricos para que eles possam atuar em montagens de ópera. Além de trabalhar cenas de ópera possibilita que os cantores atuem também como solistas em montagens de ópera produzidas no Pará por profissionais daqui. Quatro cantores que integram o curso foram selecionados para participar de cursos no exterior. Dhuly foi um desses estudantes. Ela fez o curso ‘Opera Viva’, um curso de verão realizado em Verona, na Itália, onde foi dirigida pelo professor William Ferrara, um dos grandes nomes dessa área. O diretor também esteve em Belém este ano para ministrar o curso ‘Cenas de Ópera’ para os alunos da FCG.

Em janeiro de 2015 o Ópera Estúdio fará uma nova audição seletiva para escolher cantores para participar do projeto. A coordenadora do Ópera estúdio diz que além de descobrir talentos é uma forma dos cantores prosseguirem com os estudos. ‘O projeto possibilita aos cantores dar continuidade aos estudos após a conclusão dos cursos técnicos e do Bacharelado em canto.  É uma oportunidade de se  especializar em artes cênicas.’

SERVIÇO:

Recital - Árias de Óperas

Com alunos do Ópera Estúdio da FCG

Data: 17 de Dezembro

Hora: 18h

Local: Sesc Boulevard

Entrada Franca

 

Ficha Técnica:

Direção Geral: Jena Vieira

Direção Musical: Ronaldo Sarmano

Piano: Renata Tavernard

Coordenação de Pesquisa e Extensão: Ana Maria Adade

Cantores:

Alda Célia

Andrew Lima

Dhuly Contente

Dulcianne Ribeiro

Emanuele Monteiro

Eugênia Pinon

Giovanni Vieira

Idaias Souto

Jéssica Wisinievisk

Juliane Lins

Kézia Andrade

Lana Bastos

 


Source URL (modified on 06/10/2022):https://www.fcg.pa.gov.br/node/484