Fundação Carlos Gomes
Published on Fundação Carlos Gomes (https://www.fcg.pa.gov.br)

Início > Concertos no São José Liberto marcam encerramento do III Festival Música das Américas

Concertos no São José Liberto marcam encerramento do III Festival Música das Américas

Enviado por mayave.ribeiro em 31/08/2015

A Banda Sinfônica Jovem do Estado do Pará fechou o III Festival Música das Américas com uma belíssima apresentação na noite desta última sexta-feira, 28, no Espaço São José Liberto. O concerto de encerramento uniu músicos de uma banda formada em três dias, além da composição de instrumentistas de seis bandas sinfônicas de diferentes cidades.

Para o diretor artístico do Festival, Marcelo Jardim, esse é um projeto que não pode parar. “O setor de interiorização do festival é responsável por selecionar isso. É muito legal que temos uma banda diferente a cada ano, misturamos culturas”, comenta.

Mas antes de encerrar, o município de Ponta de Pedras também levou seus talentos da Banda Sinfônica Antônio Malato. “Fiquei sabendo que a banda da minha cidade ia se apresentar aqui em Belém e não poderia deixar de prestigiar. Moro na capital há 15 anos e quando saí de lá esse projeto já existia. É um trabalho muito bonito. Meu pai foi um dos músicos fundadores da instituição e fico feliz de ver que ainda estão trabalhando com os jovens”, declara a funcionária pública Heloisa Pinheiro, que assistiu a apresentação.

Para quem veio se apresentar a emoção também é grande. “A música é uma paixão que vem de família. Minha prima e minha irmã também tocam flautas transversais como eu. É a minha terceira vez no Festival e é sempre uma experiência maravilhosa”, diz a instrumentista Ana Paula Baía, de 16 anos. Colega da banda, Fabrício Noronha, de 18 anos, toca um instrumento de sopro chamado cloroni. “Estudei por nove anos e há três escolhi esse instrumento, hoje toco com ele na Banda de Ponta de Pedras, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Carlos Gomes”, afirma.

O Festival é uma realização da Fundação Carlos Gomes, que acredita confirmar com ele, sua missão de promover a música no Estado. “Estamos muito felizes de ter realizado o festival, em meio a toda a crise tivemos um evento como esse. Isso é prova da vontade de apostar na musicalidade desses jovens”, conclui o superintendente da Fundação, Paulo José.

Fotos; Carlos Sodré (Agência Pará )


Source URL (modified on 06/10/2022):https://www.fcg.pa.gov.br/node/622