O Instituto Estadual Carlos Gomes(IECG) recebe nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 16h, vinte e cinco (25) estudantes de Escolas Públicas da Martinica, um departamento ultramarino insular francês no Caribe.
Os alunos vão percorrer o prédio do Instituto, que foi totalmente reformado e entregue este ano quando completou 120 anos de existência, e conhecer um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, a terceira mais antiga do país, na área de educação musical. A visita faz parte do Projeto Conhecendo o Pará e proporciona um intercâmbio cultural e é também uma forma de difundir a cultura musical. De acordo com o Diretor de Ensino do IECG, Claudio Trindade, existe muita semelhança entre a música feita no Pará e a cultura musical da Guiana Francesa.
Ao final da visita, os estudantes estrangeiros irão acompanhar uma apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, que terá regência do seu maestro titular, o músico e professor do IECG Amilcar Gomes.
Martinica - A economia é baseada no comércio, mas o turismo tem se tornado mais importante que as exportações agrícolas e é a principal fonte de intercâmbio internacional. A Martinica exporta banana para a França e a maior parte da produção de cana-de-açúcar é destinada à produção de rum. A capital ‘Forte da França’ é considerada a mais francesa cidade fora da França e o quinto porto francês em movimentação de contêineres.
VISITA DE ESTUDANTES DA MARTINICA AO IECG
Data : 21/10/2015
Horário: 16:00
Local: IECG
1) 16:10 h - Os alunos serão organizados em grupos e serão acompanhados por professores / funcionários da Instituição para conhecerem as dependências físicas do Instituto Estadual Carlos Gomes;
2) 16: 30 h - Explicitação sobre as atribuições e ações desenvolvidas pela Fundação Carlos Gomes e o Instituto Estadual Carlos Gomes no Estado do Pará (Claudio Trindade);
3) 16:40 h - Apresentação da Banda Sinfônica da FCG na Sala Ettore Bosio (Regente: Amílcar Pimenta Gomes)